<empty>


FAMILIAS
HISTÓRIA
A História
Os Pioneiros
19 de Julho
A Política
Transporte
Estórias
Enchentes
LUGARES
A Serra
Itaimbézinho
O Rio
As Moradias
A Praça
CULTURA
Educação
Formaturas
Os Bailes
As Festas
Os Desfiles
Esportes
As Caçadas
Curso Superior
Cultura
Curiosidades
Bandas
DÉCADAS
40
50
60
70
80
LOCALIDADES
Timbopeba
Tenente
Cachoeira
Três Irmãos
Figueira
Rio Canoa
Poço Negro
Rua Nova
ESPECIAL
Vídeos
Links
Livro de
Comentários

  Poemas - Do Fundo da Alma.
   
 
 

..............................................................................Foto: Luiz G. Inácio

Do Fundo da Alma
Zilma Rocha da Rosa

......Dona Zilma Rocha da Rosa, professora aposentada e agricultora, é conhecida na localidade por seu talento em expressar-se através de poesias. Portadora de urna deficiência auditiva, Dona Zilma, brinda a todos com seus poemas, que ate então estavam dispersos e que agora materializam-se nessa belíssima publicação. Com cândidas rimas e construções, D. Zilma expressa sua sensibilidade poética através de temas variados e singelos, deixando falar através da memória aspectos do passado rural da localidade de Vila Rosa. São descrições do cotidiano, das festas e dos costumes, re-significações da vivência da comunidade que fortalecem o sentimento de pertencimento de todos os Praiagrandenses.

......A comunidade de Vila Rosa tem uma importância histórica para o município de Praia Grande. No final do século XIX, já fazia parte de urna rota de tropeiros que desciam a serra com gado, charque e outros produtos serranos e se abasteciam de derivados da cana-de-açúcar e produtos agrícolas cultivados nas bacias férteis do rio Mampituba. A proximidade com a serra fez com que a partir de 1917 ocorresse um movimento colonizador, passando o comércio (que se localizava em Timpobeba) para a localidade de Vila Rosa (também denominada Malha-Coco ou Molha-Coco). Esse comércio, efetuado por armazéns de secos e molhados e abastecido por uma rede de engenhos de farinha, açúcar e cachaça, foi bastante significativo e perdurou ate a década de 1950/60. A abertura de estradas e o uso de caminhões para o transporte levaram ao abandono gradual desta rota, ocasionando o deslocamento das casas de comércio para onde hoje é o centro do município. As famílias passaram então a dedicar-se principalmente a extração de madeira das encostas e ao cultivo de fumo, banana, milho e feijão em suas pequenas propriedades.

......Novas mudanças ocorreriam na comunidade no final dos anos de 1990 com a reabertura do Parque Nacional Aparados da Serra. Desta vez a localidade passou a ser re-valorizada pelos seus recursos naturais, belezas paisagísticas e seu charme rural. Este movimento de valorização de espaços rurais que não estiveram no bojo da modernizaçao agrícola foi um fenômeno que não ocorreu somente em Praia Grande. Essa nova dinâmica, capaz de construir novos sentidos para o mundo rural, corno um lugar portador de oportunidades e qualidade de vida para populações urbanas, não deve desconsiderar os saberes das comunidades locais. A arte tem aqui um importante papel social, no sentido de desenvolver e recuperar a auto-estima, construindo assim conceitos mais positivos relacionados com a vida da comunidade rural. A agricultura arte de cultivar a terra proporciona àqueles que a exercem uma sensibilidade diferenciada, que se manifesta através de outros saberes culturalmente distintos daqueles urbanos.

......A possibilidade de compartilhar estes saberes tornou-se possível devido ao trabalho incansável da EPAGRI local, que resgatou os manuscritos e participou no processo de organização do grupo "Arte e Poesia". A partir dos encontros do referido grupo, tornou-se a iniciativa de dar materialidade a um livro que contivesse as poesias da autora, ilustradas por retratos do ambiente bucólico de Praia Grande feitas pelo fotógrafo e engenheiro agrônomo Remy N. Simão. A EPAGRI, ao apoiar a publicação desta obra, realiza uma ação cultural inovadora. Não só fortalece a cultura rural local, mas também proporciona aos visitantes urna oportunidade de conhecer a cultura e os saberes locais.


Maria das Graças Santos Luiz Brightwell
Praiagrandense e Historiadora

   
 

Fonte: Do Fundo da Alma - Zilma Rocha da Rosa
Fotografias: Remy N. Simão
Patrocínio: Projeto Microbacias 2 e Epagri.

 
 
   
contato home