<empty>


FAMILIAS
HISTÓRIA
A História
Os Pioneiros
19 de Julho
A Política
Transporte
Estórias
Enchentes
LUGARES
A Serra
Itaimbézinho
O Rio
As Moradias
A Praça
CULTURA
Educação
Formaturas
Os Bailes
As Festas
Os Desfiles
Esportes
As Caçadas
Curso Superior
Cultura
Curiosidades
Bandas
DÉCADAS
40
50
60
70
80
LOCALIDADES
Timbopeba
Tenente
Cachoeira
Três Irmãos
Figueira
Rio Canoa
Poço Negro
Rua Nova
ESPECIAL
Vídeos
Links
Livro de
Comentários

  Nossas Estórias
   
 
 

Gualberto Elias.

Entrevistada em 1986


..........Praia Grande iniciou mais ou menos em 1917, em Vila Rosa então Molha Ce Havia comércio lá das famílias Amâncio, Esteves e um morador que veio de Taquara, Tramontin, com tafona de milho.
..........Aqui os primeiros fixaram-se inicialmente, na Rua Abel Esteves de Aguiar. De 15 para cá, ou menos de 1950, é que foram se alojando aqui no centro, ao redor da Praça í Sebastião.
Comerciantes antigos: Carlos Inácio, aqui no centro, em 1930, 33 e lá em Gervásio Esteves e Luiz Bento dos Santos.
..........Praia Grande foi o primeiro distrito de Araranguá a ter energia elétrica. Era com turbinas, aproveitando as águas do Mampituba. Foi instalada por Abel Esteves de Aguiar. Isto por volta de 1929, antes mesmo que Araranguá.
..........A constituição da população devia ser de 70% de origem portuguesa, 10% de origem italiana, 5% de origem alemã e o resto das demais origens.
..........Muitos vieram da serra. São serranos, de São Francisco e Taquara. A população atual deve ser de uns 9 mil habitantes, sendo uns 3 mil na cidade e 6 mil no interior.
..........Não há divisão em distritos. Cachoeira é uma centro importante. Outras localidades: Três Irmãos, Zona Nova, Cruz de Fortaleza, Cachoeira de Baixo, Sanga da Ripa...
..........Aqui é a Serra do Faxinai. Para o lado de Torres tem mais duas serras, a do Cavalinho e a do Faxinalzinho. Essas, só a cavalo.

Araranguá 1997



   
 

Fonte: Histórias do Grande Araranguá

  Pe. João Leonir Dall'Alba
Gráfica Orion Editora
 
   
contato home