<empty>


FAMILIAS
HISTÓRIA
A História
Os Pioneiros
19 de Julho
A Política
Transporte
Estórias
Enchentes
LUGARES
A Serra
Itaimbézinho
O Rio
As Moradias
A Praça
CULTURA
Educação
Formaturas
Os Bailes
As Festas
Os Desfiles
Esportes
As Caçadas
Curso Superior
Cultura
Curiosidades
Bandas
DÉCADAS
40
50
60
70
80
LOCALIDADES
Timbopeba
Tenente
Cachoeira
Três Irmãos
Figueira
Rio Canoa
Poço Negro
Rua Nova
ESPECIAL
Vídeos
Links
Livro de
Comentários

  Nossas Estórias
   
 
 

Eduardo Marins.


.........PORQUE SIRINAICA EM PRAIA GRANDE?

..........A Hidroplas em uma determinada época (1985/86) tinha como cliente a Agrale - indústria gaúcha que iniciava a produção de caminhões, sendo as cabinas fabricadas em Botucatu-SP.
..........O atendimento à Agrale era prejudicado pela distância entre as cidades de Caxias e Botucatu e isto despertou a necessidade de uma fábrica mais próxima do cliente - foram feitas várias pesquisas para instalação na região de Caxias, entretanto o clima úmido e frio na serra dificultaram a escolha.
..........Por convite de um cliente, a cidade de Araranguá foi cogitada. Foi marcada uma visita esta cidade, mas vindo de Caxias, passamos por Praia Grande. Naquela estrada de terra, um calor forte nos fez parar no antigo "Esquinão" para tomar um refrigerante e ali perguntamos alguns dados da cidade ao balconista que, muito interessado, nos forneceu algumas informações e além disso, mandou um menino nos levar até a casa do prefeito - era um domingo a tarde.
..........Ao chegar, o Dr. João de Matos estava na sala lendo jornal. Ao nos apresentar, ele disse que já sabia que estávamos indo a Araranguá para estudar a implantação da fábrica. Entramos e Dona Lucy nos serviu um café. Ali tudo começou. Não pudemos sair sem que ele nos mostrasse esta cidade e seu jeito característico de encantar.
..........Na segunda-feira estivemos em Araranguá e na terça ao chegar em Botucatu já tínhamos uma ligação do Dr. João de Matos.
..........Deste dia em diante o poder de convencimento e a eficiência do Dr. João em articular com os poderes estaduais, linhas de crédito, vereadores e funcionários da prefeitura, em destaque Srs. Gualberto, Leonardo, Odiles, Regis, entre tantos, fizeram que nossos sócios acreditassem no desafio de fazer uma fabrica tão longe de Botucatu.
..........Tomada a decisão, em tempo recorde, foram executados os trabalhos de terraplanagem e construção de um primeiro pavilhão, onde hoje está instalado o almoxarifado. Este galpão pré-fabricado foi enviado de Botucatu, e ali foi iniciado o trabalho de treinamento de pessoal, pois não existia sequer uma pessoa em Praia Grande que conhecesse o processo de fabricação de peças em fibra de vidro.
..........Neste trabalho, inicialmente tivemos a participação do Carlos Corvino e do Marão, que morando em uma casa cedida pelo Dr. João iniciaram a produção, o treinamento e as outras construções.
No alojamento eram 10 a 15 homens que vieram de Botucatu para instalar a fabrica. Imaginem esse pessoal todo para comer, lavar roupas e limpar a casa. Foi aí que encontramos a nossa segunda mãe, a Saturna, que ficou todo aquele tempo tomando conta da turma.
..........O tempo foi passando e muitas coisas que eram esperadas, não aconteceram. Tivemos momentos difíceis e a empresa quase chegou a parar, mais felizmente os projetos foram se realizando, graças ao trabalho sério e dedicado de todos.
..........Não podemos deixar de agradecer a Vilma, Angelo, Gerson e Alcidão, e a muitos outros.
..........Certamente todos os funcionários ajudaram a engrandecer este dia em que comemoramos o encerramento de mais um ano.
..........Agradecemos a Deus por estar nos mostrando o caminho.

Eduardo Marins.

Praia Grande.

O Início.
Clic para ampliar.
Eduardo e Dr. João.
Clic para ampliar.
Edurdo, Dr. João e Eng. Régis.
   
Clic para ampliar.
A fábrica em obras.
Clic para ampliar.
Furgão Muiltivan Agrale.


   
 

Fonte: Sirinaica.

   
 
   
contato home