<empty>


FAMILIAS
HISTÓRIA
A História
Os Pioneiros
19 de Julho
A Política
Transporte
Estórias
Enchentes
LUGARES
A Serra
Itaimbézinho
O Rio
As Moradias
A Praça
CULTURA
Educação
Formaturas
Os Bailes
As Festas
Os Desfiles
Esportes
As Caçadas
Curso Superior
Cultura
Curiosidades
Bandas
DÉCADAS
40
50
60
70
80
LOCALIDADES
Timbopeba
Tenente
Cachoeira
Três Irmãos
Figueira
Rio Canoa
Poço Negro
Rua Nova
ESPECIAL
Vídeos
Links
Livro de
Comentários

  Nossas Estórias
   
 
 

Lembranças de Praia Grande.

Maria das Graças da Silva Frare

..........Em 1909 nasce em Praia Grande um menino chamado Eduvirges Manoel da Silva, filho de ........ e Ana Galdina de Jesus. Nasce no mesmo ano em Araranguá uma menina com o nome de Cecília Orige, filha de Rufino Orige e Maria Teixeira Orige.
Quis o destino que os dois viessem a casar na Praia Grande, onde moraram por muitos anos.
Seu Eduvirges, ou Tio Duva, como o chamavam seus amigos ,teve diversos ofícios:

- Foi padeiro – quando adotou como filho de coração, um moço chamado Agenor Scheffer;
- Foi carpinteiro – ajudou a construir a casa para a fábrica de Fogões Clema, de propriedade, na época , do Senhor Julio Clezar.
- Foi hoteleiro – alugou, por muito tempo o Hotel São Sebastião, de propriedade de Geni Pioner.Nessa ocasião D.Cecília cantava no coral da Igreja, juntamente com D. Corina Inácio (de quem se tornou grande amiga, além de outras amigas como a Tineta, d Maria José que era mãe de um moço chamado Kide, D. Rita e comadre Lair que era casada com seu Hermes Pioner e era filha do seu João Schmidt e d. Lola, comadre Zaida esposa do seu Arnaldo Inácio, d.Ângela do seu Nino Réus e d. Benta Morais), Neli Porto, Odete Carvalho,D. Luiza Porto ,D.Elisa Inácio e muitas outras cantoras que não recordamos agora.Este coral era dirigido primeiramente pelo Pe. Umberto, que foi mais tarde substituído pelos capuchinhos Frei Protásio e Frei Gervásio (Gêmeos).

- Foi açougueiro – teve um açougue, situado perto do Hospital, na entrada da Praia Grande, onde trabalhava com duas figuras que não se pode esquecer: Seu Eudócio Boeira, que tinha uma filha muito bonita chamada Anita, e Seu Tiburcio, casado com D.Rita que adotaram uma menina chamada Erlange, muito amiga da Graça, filha do Tio Duva e D.Cecília

- Tio Duva foi Juiz de Paz por muitos anos na Praia Grande, onde realizou muitos casamentos além de apaziguar as brigas que aconteciam tanto de casais como entre amigos..

........D.Cecília era uma mulher muito determinada e alegre. Estava sempre disposta a ajudar nas festas da Igreja. Gostava muito de teatro e ensaiava peças teatrais com a moçada da Praia Grande, para angariar fundos para a Igreja. ( uma peça que teve bastante repercussão foi Branca de Neve e os Sete Anões que foi também reapresentada nas localidades vizinhas).Nos intervalos das peças apresentava-se um conjunto musical liderado por um rapaz chamado Teodorico, filho da D.Belica, que era servente do Grupo Escolar Bulcao Viana, juntamente com D. Rita e D. Lair.

........D.Cecília foi uma mulher de muita garra, ajudando sempre o Tio Duva nas despesas da casa.

........Enquanto tio Duva Trabalhava com açougue ela fazia coroas na época de finados e nos demais dias fazia sabão para vender. Quando mais nova encrespava cabelo com ferros a vapor.

SAUDADE

À minha mãe
Tudo passou...O tempo corre e avança,
Vives no Alto Além... Estás, porém, comigo
Apenas teu amor me domina a lembrança.
Quero rever-te em nosso lar antigo,..
Teus canteiros de flores onde estão?...
Na saudade sem fim do coração!...
Antonio Serra


Tio Duva e D. Cecília tiveram sete filhos:

- Delmo que foi para São Paulo onde estudou na Escola da Aeronáutica e foi morar em Florianópolis onde casou com D. Terezinha Leal, teve quatro filhos: Maria Cecília, Eugenio, Maria Lucia e Delmo Jr. Que lhes deram seis netos.. Hoje aposentado como Oficial da Aeronáutica.

- Delci que foi alfaiate na Praia Grande, casou com a Sirlei de Souza ( filha do Seu Dita),depois foi morar em Florianópolis, onde trabalhou no Hospital Celso Ramos, como ajudante de enfermagem, teve quatro filhas : Miriam, Edilane, Cristiane e Sabrina que lhes deram oito netos.

- Denilde – que faleceu com 3 anos de idade.

- Maria de Lourdes – que ajudou muito os pais, na época do Hotel, era amiga da Sarlete Inácio, Dilma Esteves Neli Porto e outras.Casou com Ivo Rocha e teve cinco filhos Ivone, Ivam,.Leônidas, Luciane e Sidnei. Teve quatro netos: Kelyn, Karen , João Vitor e Pedro Henrique.

- Deneval ou Neve - que é aposentado como Coronel da Polícia Militar, casado com D. Sirlei Pravato.com quem teve uma filha Fernanda.

- João ou Juta – fez Engenharia Civil na UFSC, casou com D.Janice Miot com quem teve uma Filha Graziela.. Hoje aposentado.

- Maria das Graças – morou 27 anos em Concórdia, no oeste do Estado, está aposentada como Supervisora Escolar,casou com Odanir Frare e teve três filhas: Giane Michele Karina e Viviane que lhes deram três netos: Maria Luiza,Pedro Caetano e Bruno Vicente.
A Graça gostava de cantar nas festas e tinha um grupo de amigas inseparáveis: Ênia , Schirley , Sirleizinha, Irma do Seu Caetano,Jane e Luci do Seu Pequeno, Anita do Seu Eudócio Beatriz da Dona Picucha, Gessi Pereira , Suzi, Suésia,e Solvia,da Dona Chiquinha, Eni e Vina do Seu João Ramos , Celi Camilo (Celica), Jurema do Seu Learcino Maciel e outras.


........Seu Eduvirges, Dona Cecilia e seu filho Delci faleceram em Florianópolis, onde moravam e onde ainda vivem seus outros filhos Delmo, Deneval, João e Graça.
........A Lurdes mora em Brasília com sua filha Luciane e seus dois netos João Vitor e Pedro Henrique.

........“Se um dia, homem já feito e respeitado, sentires que a terra cede a teus pés, que não há ninguém a tua volta para te estender a mão, esquece tua maioridade, passa pela tua mocidade, volta à tua infância e balbucia, entre lágrimas e esperanças, as últimas palavras que sempre te estarão na alma: meu pai, minha mãe” ( Rui Barbosa)

........Sabemos que, onde estiverem,ainda nos acompanham a cada sonho, a cada vitória, sempre iluminando o nosso caminho com o exemplo que nos deixaram.Sua ausência é presença na saudade.

........AMIGOS... há os que falam e não os ouvimos, há outros que nos tocam e não os sentimos, há alguns que nos ferem e nem cicatrizes nos deixam. MAS...há aqueles que simplesmente vivem e nos marcam por toda a vida....

........Zaga, você é um desses. Obrigada por nos ter dado esta oportunidade de perpetuar a história da Nossa família, através destas páginas. As fotos irão logo que possível. Abs.Graça


23 de agosto de 2006

Mais sobre a família do Tio Duva e Dona Cecília:

   
 

Fonte: Maria das Graças Silva Frare

  Filha de Eduvirges Manoel da Silva e
Cecília Orige
 
 
   
contato home