Quem Somos

Homenagem a Luiz Gonzagas Inácio (in memoriam)

Este site segue como honrosa homenagem a seu grande idealizador, Luiz Gonzagas Inácio, nosso Zaga, filho querido de Praia Grande e eterno apaixonado por sua cidade e seu povo. Seu legado tem valor inestimável e segue como um retrato da história praiagrandense. Estamos contando a história de nossa gente!

Como começou o site das memórias de Praia Grande?

“Bem, tudo começou como uma simples brincadeira, lá pelo ano de 2004. Criei um site e coloquei fotos da turma da década de 60 e 70, que tinha comigo. Ao divulgar na rede, iniciou-se uma corrente de praiagrandenses querendo participar com suas fotos também. Com a ajuda de vários voluntários, foi nascendo o site Praia Grande dos Canyons.
O Pedro Inácio elaborou o layout inicial e a manutenção sou eu quem faz.
Fomos percebendo que, por meio das fotos, estava surgindo um resgate da história dos primeiros moradores de Praia Grande e de toda região do pé da serra: Timbopeba, Tenente, Cachoeira, Três Irmãos, Figueira, Rio Canoa, Poço Negro, Rua Nova e Roça da Estância.
Não foi fácil obter a confiança das famílias para que nos entregassem as fotos para serem escaneadas. O receio tem origem na década de 80, quando a prefeitura havia solicitado fotos para um museu histórico de Praia Grande. Além de fotos, objetos e móveis também foram requisitados. Infelizmente, o museu não teve prosseguimento em administrações posteriores e o pior de tudo, as fotos, objetos e móveis, não foram devolvidos aos donos. Isso causou uma grande desconfiança com o poder público. Mas aos poucos fomos quebrando a desconfiança. O processo se incrementou quando amigos e parentes começaram a nos acompanhar nas visitas aos moradores, na busca de fotos e histórias para enriquecer o site.
O site passou a pertencer a todos. Era a história de todos os praiagrandense.
Por meio das fotografias, redescobríamos nossa história e recuperávamos, com isso, nossa alta estima de sermos praiagrandenses.
No site temos uma página “Depoimentos” que reflete bem a aceitação e o apoio de todos ao projeto.
Praia Grande não fica no litoral, como parece à primeira vista. Fica ao pé da serra Geral, na bacia do rio Mampituba. O nome “praia grande” deriva da mesma estar situada sobre um imenso lençol de seixos rolados provenientes da erosão das rochas basálticas dos contra-forte da serra Geral e principalmente de seus canyons.
Além do Itaimbézinho, o canyons mais conhecidos, temos ainda os canyons Ao Malacara, Fortaleza, Índios Coroados, Faxinalzinho, Churriado, Leão e Molha Côco, são sete ao todo.”

Depoimento de Luiz Gonzagas Inácio em 2010