Depoimentos

Na verdade, o que se pretende, é a concretização de uma obra despretensiosa, composta não a duas ou quatro mãos, mas a várias, muitas mãos e que serão as nossas “histórias”.
Histórias de nossas vidas que se mesclam com a história e vida da cidade, ou ao contrário:
a história da cidade a se fundir com acontecimentos de nossas vidas.
Comporemos assim, um grande “patchwork”, uma imensa “colcha de retalhos” para a qual, cada “pedaço de tecido” será doado por Praia grandenses na forma de uma informação…”
Terezinha Inácio

Ora, sobre talvez o primeiro ”livro virtual” do planeta terra, quem sabe o único com esta abordagem, por isso fico feliz e gratificado por estar compartilhando deste revolucionário processo socio tecnológico
Tadeu Santos

És um “historiador de imagens”.
Juliana Vamerlati Santos

21/09/2014
Olá Zaga! Em 2011 mandei um file em pdf/Excel com meus antepassados conhecidos, que você ajustou no site na parte da Rua Nova – Pioneiros e que se encontra disponível ainda. Na ocasião solicitei um destaque para meus Avós Jacinto e Ana Fermina com Pioneiros da região para mim Rua Nova/ Glória/ Rio Verde/ Praia Grande de Dentro/ Mampituba e por ai segue não sabemos o dia de amanhã… Debatemos o litígio Rio Grande X Santa Catarina e seus limites e deixei para você o meu entendimento sobre essa especificidade para mim “Regional”.
Iniciava para mim uma nova fase em que resolvi encarar e assumir responder que eram meus antepassados pelo lado Paterno e também Materno.
Foram três anos intensos de muitas pesquisas e novas amizade e hoje já tenho algo bem acabado e com os contornos bem definidos que pode ser compartilhado, registrado que ainda se encontra em andamento.
Muito interessante esse trabalho e o o foco inicial que era valorizar meus Avós e seus antecedentes da beira do Mampituba (Rio Grande e Santa Catarina) me levou aos baluartes da região ao Norte e ao Sul do Mampituba, ou seja, o Alferes/ Sargento Manoel Ferreira Porto ao Sul e a Manoel e Luciano Rodrigues da Silva ao Norte.
O “encontro” foi feito pelo casamento de uma Filha do Manoel Ferreira Porto com o Manoel Rodrigues da Silva chamada Candida Maria (Porcina) de Lima. As duas Famílias mais importantes da ocasião se uniram em 04 de maio de 1820 e da descendência deles chega-se a Ana Fermina minha Avó e claro até mim. Já pensou?!!!
De Mampituba/ Rua Nova cheguei a São Domingos de Torres e seus Pioneiros.
Quando a esse prato adiciono que meu Bisavô Paterno por parte de Avó foi José Rodrigues da Silva o “Mártir” segundo nosso Amigo Bento a coisa já fica quente pois os Filhos do Meu Bisavô foram à luta como não poderia deixar de ser para o contexto da ocasião.
Quando a isso tudo adiciono que meu Tataravô Manoel Rodrigues da Silva tinha muitos Escravos e que teve descendência com Escravas e que de uma delas chega-se ao Bento Barcelos novamente nosso Amigo. Aí é demais…!!!!
Então alguns anos se passaram e amealhei muitas histórias dos antepassados, tanto pelo lado Paterno quanto Materno, pois ambas me levaram aos mares de Portugal (Açorianos e Continentais) até HOJE a 1650. Acho que vou parar por aí e trabalhar os mais recentes.
De Rua Nova/ Praia Grande chego a São Domingos de Torres que me leva a Portugal.
Tenho tudo muito bem documentado e com citação de todas as fontes que nas figuras principais como Manoel Ferreira Porto, Manoel, Luciano e José Rodrigues da Silva faço um trabalho adicional nos eventos.
Parece que a vida me ofereceu uma oportunidade para mais uma vez juntar o Rio Grande a Santa Catarina pela Genealogia de meus antepassados, que ao Brasil vieram do distante Portugal da ocasião (1750), me mostrando que somos TODOS parentes e que os limites físicos específicos que muitas vezes nos impomos bem como os de raça não nos levam às nascentes certas da natureza… Aí evidencio com destaque a participação da “negrada” com diz o Bento nesse “meu” suposto conceito e que fiz questão de registrar na “minha” árvore genealógica pois sei que o “meu” não passa de uma manifestação do ego que sempre está presente a demandar tudo e de de todos.
Quando conheço que Manoel Ferreira Porto (Pai) caso em Saquarema com Antonia Maria de Jesus filha de Pais ambos Índios nativos da região aí meu Amigo não tem coração que resista… Saio da Rua Nova/ Praia Grande vou a Portugal que volta até mim pelos nativos da terra “pindorama”/ “santa-cruz”/ “brasil” que provavelmente os seus antepassados (que também são meus) ajudaram a acumular o sambaquis da região dos lagos… Que tal?!!
Esse Livro de material genealógico e histórico, hoje, já tem 342 páginas cheias de conteúdos valiosos para mim e que é fruto de meu trabalho e da ajuda dos amigos e outros estudiosos. Está dividida por vários conceitos de genealogia e que no final se fecham nesse total de páginas quando reunidos.
Então meu Amigo essa é um pouco da história que você também participa e que foi incentivador até pelo seu maravilhoso trabalho.
Tudo isso está ao seu dispor e quando puder será muito bom estar com você e com o Bento é Claro.
Um forte abraço!
Diderot Lopes
Brasília, DF

Olá,
Moro em Gravataí mas nasci em Praia Grande, sou neta de Maria
Rita de Aguiar Roldão e Tiburcio Roldão e filha da Eslange Aguiar que foi professora na escola Bulcão Viana, eu achei muito interessante ver as histórias das famílias inclusive a minha.
Abraço.
Mirele Aguiar Silva
Gravataí, RS

07/07/2013
Oi,  
pesquisando hoje na internet encontrei seu blog de Praia Grande, SC, achei muito legal,
mas vi que não tem nada sobre meu avô e avó que foram umas das pessoas mais importantes e conhecidas de Praia Grande, pra qualquer pessoa que vc perguntar
todos conhecem o seu Kid Ventura, meu avô ajudou em grande parte para a melhoria da cidade, reformou a igreja e ampliando, ele foi muito importante, e fiquei bem surpresa que em nenhum momento encontrei seu nome. Tenho Jornais antigos em que meu avô aparece falando como sobreviveu a enchente de 74.
Andressa

26/11/2012
Olá Zaga.
Meu nome é Mateus Pioner, filho de José Benedito Schimidt Pioner, mais conhecido pelo famoso apelido de Zé Pioner, mato saudades de minha linda cidade natal, através desse site genuinamente praia grandense.
Adoro rever meus familiares e alguns antepassados que fizeram parte da história de Praia Grande.
Com muitas saudades revejo alguns amigos e parentes que partiram, saudades enorme do grande tio Jody casado com minha tia Corinta Pioner.
Meus tios avós: Santos Pioner (que aliás é a foto cópia de meu pai o Zé Pioner) Ildefonso (Ildo) , tia Otília Pioner , Valadares, Lia e Cirineu Pioner.
Quero com prazer poder rever as fotos em minha casa e poder enviar para seu e-mail e sendo assim por final sendo colocadas no site, onde mostra meu grande amigo, o Zé Pioner (que deixou esse mundo e partiu com Deus). Que tanto fez parte da história dessa cidade, desde já deixo o meu muito obrigado, o carinho prestado a todos nesse site, a todos grandes praia grandenses que gostam e curtem a história de nossa cidade, e em especial aos que já partiram…
Um grande abraço!!
Mateus Pioner
Florianópolis, SC

12/03/2012
Olá Luiz!
parabéns pelo blog da PK.
sou morador de Praia Grande, graduado em história e aluno do mestrado da Udesc.
Tenho uma monografia cujo título CÂNIONS E HISTÓRIA: Comunidade tradicional, cultura popular e ecologia nos aparados da serra, entregue a universidade em 2009.
Caso vc desejar pode incluir o link da monografia que se encontra na biblioteca virtual da UDESC, em seu blog
http://www.pergamumweb.udesc.br/dados-bu/000000/00000000000C/00000C1B.pdf
[pergamumweb.udesc.br]A monografia possui muitas histórias contadas por moradores.
Fica o convite para fazer a leitura desse trabalho.
Atenciosamente
Frank Lummertz
Praia Grande, SC 

5/05/2011
Fiquei muito feliz ao digitar o nome de Meu pai no Google “Antônio Perdoná” e rever as fotos dele da década de 60, quando jogou no time do SOREFA e no Juventude de Cachoeira. Adoro escutar ele contando os gols que fazia durante sua juventude, de seus amigos como os irmão Paulo Roch e Pedro Roch, Pedro Benedet e outros. Mostrei para ele as fotos e vi uma alegria nele incomparável.
Muito Obrigado por resgatar a história da Cidade que deu tantas alegrias ao meu Velho Pai.
Gostaria de receber o telefone de alguns que jogaram com meu Pai (se possível, claro), gostaria de visitá-los e levar o meu velho até lá.
Moramos em Içara atualmente.
Scanearei e Mandarei algumas fotos que temos guardada em breve.
Rodrigo Borges Francisco
Içara, SC

18/03/2011

Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo por este excelente trabalho, estas imagens são realmente fantásticas…. e esta iniciativa é sem dúvida merecedora de infinitos elogios…

Em segundo lugar, gostaria de me apresentar, sou funcionário da Prefeitura de Mampituba, sou assessor legislativo na Secretaria de Obras e também fiquei incumbido de abastecer o site de nosso município com as informações de nossa terra, mas como apaixonado pela nossa história reservei um pequeno espaço para divulgação de fotos antigas de nossos antepassados e se i que vc tem várias fotos que poderiam contribuir com este meu trabalho que estou apenas iniciando mas que para mim é muito gratificante…  

Se fosse possível gostaria que vc me autorizasse a publicar em nosso site algumas destas imagens que para nós de Mampituba são de grande valia.  

Desde janeiro assumi como presidente da comunidade da Sede (Rua Nova) e na nossa próxima festa de São José Operário nos dias 21 e 22 de maio realizarem uma homenagem para 18 idosos que estão hoje acima dos 80 anos e que no passado foram os pioneiros da Rua Nova, de tempo em que Rua Nova ainda era conhecida como “Praia Grande do lado de cá”, entre os homenageados estarão o Sr. Ernesto Pereira, a Dona Mara e o Sr. Vergilino Pereira, pessoa incrível, que após ser o primeiro presidente da comunidade em 1948 deixou Rua Nova para entrar na história de Praia Grande. 

Luciano Réus Pereira
Secretaria Municipal de Obras
Secretaria Municipal da Agricultura
Mampituba, RS

17/02/2011

Saudações Conterrâneas 
Zaga, terias que criar um espaço para comentários dentro da página.
Explicando melhor: acabei de degustar as fotos dos históricos capuchinhos, bebendo o meu vinho de pobre, porém apreciando o puro lúpulo da Heineken, coisas da globalização. 
Emocionado com o clima de nostalgia, afinal somos protagonistas de um filme chamado História Real, uma verdadeira obra prima! 
Então neste momento me ocorre escrever algo. Escrevo meu nome, coloco meu e-mail e escrevo ali mesmo naquele espaço denominado de ”Comentário”, aquilo que senti ao relembrar vivências da época pela visualização das imagens mostradas.
Por exemplo, lembro haver presenciado uma acirrada discussão entre os dois com alguma coisa relacionada a uma pedra da sapata de fundação não lembro bem.
Uma outra lembrança me ocorreu de haver sido coroinha apenas em uma missa na igreja improvisada no salão paroquial, que uma folha de ramo se prendeu em meu cabelo e não percebi o angelical enfeite durante toda a missa, enquanto alguém tentava me avisar, porém eu não entendia o recado. 
Outras pessoas poderão também lembrar-se de episódios guardados lá no fundo da memória. Capice!? 
Abs,
Tadeu Santos
Araranguá, SC

15/02/2011

Olá!
Hoje resido em Brasília e tenho acompanhado a história de Torres especificamente da Rua Nova onde meus ancestrais paternos residiram no site
http://www.clicengenharia.com.br/mampituba/pioneiros.htm [clicengenharia.com.br] onde encontrei ótimos registros. Como percebi existe uma ligação com ClicEngenharia e o local (Rua Nova/ Mampituba e Praia Grande e mais algumas coisas) que não sei mas imagino que seja um caminho possível para se estabelecer esse contato.
Tenho pesquisado alguns documentos históricos que comprovam a presença dos meus ancestrais por volta de 1800 e provavelmente até antes no local. Possuo cópia de documentos que regularizam as posses das terras de meu bisavô paterno por parte de avó datados de 1881 com um excelente mapa do local mostrando o local situado às margens do rio Mampituba divisa com Santa Catarina no qual local estive brincando quando era criança em umas das visitas de meus pais aos meus avós paternos.
Como se tratam de verdadeiros pioneiros à vista dos documentos que vi no site acima entendo que posso disponibilizar a vocês para enriquecer o conteúdo e ajudar a resgatar parte da história do local.
Pretendo ainda ver se consigo ir mais além de 1800 para resgatar o que for possível.
Pretendo ainda me disponibilizar para cooperar com a brilhante iniciativa de vocês se assim julgarem possível.
Aguardo uma resposta. 
Diderô Carlos Lopes
Brasília, DF

 

15/02/2011
Caro Zaga
Meu nome é Ione Borges (sexo masc.), sou morador de Torres, e te conheço de vista. Acompanho teu site quase que semanalmente a procura de novidades, ou descobrir algum parente, tendo em vista que também sou praiagrandense.
Já li a respeito das “Famílias” que consta no teu trabalho, mas nada encontrei. Para minha surpresa, lendo sobre a família de Vergiliano Franciso Pereira, encontrei uma foto do jogo do Sorefa com o Torrense em 1962. Na escalação consta que um jogador (em pé) era torrense. Aquele jogador, sem nome, sou eu, que diversas vezes fui convidado para jogar pelo Sorefa e, que tanto me orgulhou. Foram nos anos 60 a 62 e ficava hospedado na casa do Seu Pequeno. Vim morar em Torres quando tinha 3 anos, e hoje, estou com 68, depois de morar e trabalhar em Porto Alegre por 37 anos.
Minha mãe (falecida) se chamava Inácia Borges (nome de solteira) e meu pai Abrelino José da Rosa, era morador da Vila Rosa. Herdei o sobrenome Borges do meu avô: Luiz José Borges. Minha avó materna se chamava Satira (ou Sautira) Nunes da Silveira. Nos anos 50 todos meus tios, inclusive a avó, foram embora para o Paraná (Francisco Beltrão e Pato Branco), assim, nenhum parente ficou em Praia Grande. Lembro, apenas, de um padrinho: Acácio Inácio, que durante minha adolescência, muitas férias passei em sua casa e armazém, em Cachoeira. Acredito que não tenho nenhum parentesco com o ex-prefeito; Ari Borges.
Se alguém souber algo sobre minha família, gostaria que entrasse em contato pelo e-mail.
Zaga, obrigado pela oportunidade e um abraço.
Ione Borges
Torres, RS

06/01/2011
Bom dia!
Sou descendente dos Clezar e Magnus, parente distante da Sra. Beatriz, esposa do prefeito Ari, ambos falecidos.
Sou neto da Maria Clarinda Martins Magnus e do Venerante Maria Magnus.
Filho de Lindomar Venerante Magnus.
Sei de muitas histórias da enchente de 1974, pois nasci nos dias do evento, no Hospital de Praia Grande. Familiares nossos morreram nessa tragédia.
Fiquei curioso ao ver o site, gostei muito de ver as imagens/fotos e textos relatando um pouco da história de onde nasci.
No entanto, me chamou a atenção o fato de não ter encontrado informações sobre as famílias Martins e Magnus, além de estranhar a falta de informações sobre o Padre Adercides (Tio Cide, como eu chamava) e seus familiares (todos falecidos), tão peculiares e conhecidos em Praia Grande e região. Também, sobre os Capuchinhos, parece que falta alguma coisa.
Não estou criticando, afinal é um lindo trabalho que realizaram nesse site. Mas, sugiro que, para o bem da história da comunidade, e para ter um site completo, acrescentem as informações que estou solicitando. Se precisarem de algum auxílio, apesar da distância, farei o possível para ajudar.
Agradeço a oportunidade de contato.
Desejo-lhes um ótimo Ano Novo e tudo de bom!
Abraço,
Mauro S. Magnus

06/12/2010
Olá! Tudo bem?
O Site Praia Grande dos Canyons é realmente maravilhoso…
Poder trilhar pelo tempo nas imagens das fotos…
É surpreendente e emocionante!!!
Parabéns!!!
Estou enviando uma foto em anexo:
Beatriz Maria Clezar Borges em 1989 recebendo o diploma de 1° Mulher a eleger-se Vereadora da cidade de Praia Grande, no mesmo dia em que Ari Pedro Borges recebeu o diploma de Prefeito Municipal pela 2° vez. Se for possível colocar esta foto no site da família ficaremos muito agradecidos.
Obs.: No Site consta que o 1° Mandato do Senhor José Inácio Junior como Prefeito foi no Período: 01/02/1964 a 15/05/1965, porém este dado está incorreto, esta é a data em que o Senhor Julio Pedro Clezar assumiu a prefeitura inclusive ele faleceu no dia 15/05/1965.
Senhor José Inácio teve seu 1° mandato no período de 01/02/1959 a 31/01/1964.
Obrigada,

Um Abraço!!!
Michelle Clezar
Araranguá, SC

Olá amigo Gonzaga,
Tive a grata oportunidade de conhecer teu belo trabalho no site que conta a história de Praia Grande. Para ilustrá-lo e assim, quem sabe, fazer com que outras pessoas também façam o mesmo com os registros de suas cidades, te convido para uma entrevista em meu programa na Rádio Integração 91.7FM de Jacinto Machado. Aguardo teu retorno.
Grato,
Alaor Alexandre 
Jacinto Machado, SC

26/10/2010
Sou uma pessoa que não nasceu em Praia Grande, sou natural de Porto Alegre, mas o pensamento em Praia Grande.
Meus tios eram da Vila Broca, minha avó morava na Rua Nova, isto em épocas de 1980 a 1984 no ano que meu pai era vivo ainda; logo em seguida ele veio a falecer.
Todos os anos que nós íamos tirar férias era pra lá que nós íamos; na época eu tinha sete anos e hoje estou com 34.
Eu tinha outro tio também que morava depois da ponte que divide o rio Mampituba, ele era um agricultor plantador de abacaxi, ele morava no sentido a direita de quem vem da praça pra Rua Nova ali era muito bom!
Grandes saudades de praia grande.
Sérgio Renato Martins
Porto Alegre, RS

13/08/2010
Caro Zaga, Boa tarde!
Eu acessei a página e li o depoimento da Carminha, inclusive vi 
a foto que ela te mandou. Para mim foi uma surpresa, pois imaginava que eles moravam ainda em Canoas. Perdemos o contato a mais de vinte anos.
Eu sempre perguntei para a tia Lucia, de Porto Alegre, se ela tinha
alguma notícia da Tia Benta (mãe da Carminha), mas ela falou que também havia perdido o contato.
Na semana passada a Laura (minha filha) recebeu um telefonema da tia Benta, mas ela não deixou nenhum telefone para contato. Gostaria de saber se ela também mora na Espanha e se o tio Jesus ainda está vivo.
Lembro de ter ido uma ou duas vezes na casa deles em Canoas, ficava bem próximo da base aérea. Ele (o tio Jesus) tinha um carro antigo que era nosso
sonho andar nele!
Não esqueci das fotos, vou te mandar a semana que vem!
Não demais destacar que com essa tua obra, vais conquistar a imortalidade!
Abraço,
Eduardo 
Içara, SC

11/08/2010
Oi Zaga!
Já deveria ter te respondido p/ agradecer a grata surpresa.
Qdo iniciaste este site (tu e teu filho Pedro) nem sequer imaginavas a sua enorme dimensão.
Te agradeço, pois estive a procura dessa família qdo de minha estada aí em PG. e ninguém me soube responder simplesmente desapareceram.
Agora está explicado. A mãe da Carmiña é filha adotiva da tia Laura que é a única irmã de meu pai para q entendas mais ou menos. Talvez o Dr. João lembre da Bentinha, esse é o nome da filha adotiva da tia Laura. e q casou c/ um espanhol, daí a família ter se mudado p/ La Coruña, norte da Espanha. Podes ter certeza q serás bem recompensado, pois não estás apenas resgatando a história de PG, mas tb. famílias, amizades e parentes às vezes separados pelo tempo, distância, etc.. (Já me comuniquei com eles e já tenho notícias).
Um abraço
Terezinha
Florianópolis, SC

5/08/2010
Prezado sr. Luiz,
Vivo en españa, minha mãe se crio em Praia Grande, com uma família daí, e faz muitos anos, perdemos contato com eles,e por acaso nao sei explicar como encontrei, este documental, tao bonito que fizeran de Praia Grande, com a historia deste povo,e minha mae se emocionou muito, quando vio sua professora que tambem era sua tia Lupe. entao me propus ver se localizava minha familia adotiva, mas me foi muito dificil, ate que encontrei este imail. meu tio se chamava Reni de souza, que esta morto, estava casado com Dilma e tem tres filhos Eraldo, Eduardo, y Marcio.Me [marcio.me] gostaria de saber da possibilidade de conseguir um imail, um telefono para que possamos contatar com eles, principalmengte minha tia Dilma. desde ja fico no aguardo, e muito agradecida.
Carmiña Gabin
Espanha

11/06/2010

Caro! Luiz Inácio,

Tomei conhecimento do site através de um cliente que estava pesquisando pela internet.

Eu nasci e cresci na Praia Grande até 1987, no final deste ano eu saí do município e comecei a me aventurar pelo mundo

Hoje sou formado em turismo pela PUC, RS, sou guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo e Agente de Viagens, trabalho aqui em Porto Alegre e sempre que posso retorno a Praia Grande com grupos de Turistas. Este trabalho que vc está fazendo é de extrema importância para resgatar a memória da Praia Grande e fortalecer sua identidade.

.Fiquei feliz também em ver a foto da Kátia que foi minha colega de 2º grau e que mantemos uma amizade por todo este tempo, tudo bem que nos falamos pouco, mas quando nos encontramos é uma festa.

Gostaria de deixar registrado também a possibilidade de resgate documental do meu pai que foi por 10 anos presidente do Sindicato Rural de Praia Grande, sei que ele foi de grande importância para os agricultores. O nome dele (TEODOMIRO CANDIDO CRISTOVÃO).

Atenciosamente;
Carlos Cristóvão
Porto Alegre, RS

25/04/2010
Grande Zaga,
Estava espiando o seu site com uma vasta e rica coleção sobre a história do nosso chão. Coisa linda Zaga.
Meu Pai comentou sobre a tua ideia, e eu achei espetacular.
Eu, que nasci em 1984, não tive oportunidade de presenciar fatos marcantes na história da PK. Serra do Faxinal, construção da Igreja Matriz, enchente de 74.
Até mesmo algumas fotos cedidas pela minha Vó, Zenaide Pioner, eu não tinha conhecimento.
Parabéns pela iniciativa e pelo sucesso desse trabalho.
Eu, como jovem, agradeço a esse resgate da história e por essa possibilidade de compreender de forma mais clara a história da nossa terra.
Abraço Zaga
Att,
Felipe Trevisani Coelho
Engenharia Química – UFSC 

27/03/2010
Olá adorei tudo,
Meu nome é Debora, sou neta do Otílio Dal Ponte,
hoje ele está com 82 anos e se emocionou ao ver ele e seus familiares nas fotos.
Parabéns. Vc não sabe o bem que fez a um jovem bisavó!
Gostaria de saber se Vc tem o e-mail do Luciano Bedinote Rodrigues, pois foi ele que repassou as fotos. Queria poder entrar em contato com ele para saber dos parentes, principalmente porque meu avô foi criado pelo avo de dele.
Por favor se tiver me passe, é muito importante para nós.
Muito obrigado por tudo.
parabéns.
Debora Ponte

26/01/2010
zaga
olhando o seu trabalho me emocionei por ver o passado que jamais
voltara me alegrei quando vi as fotos da minha família me avo Tomaz Rochi
meu tio Pedro Rochi o Di a turma da Cahoeira que a muito tempo não vejo e
meu pai que muitas saudades tenho dele Paulo Rochi e de minha mãe um abraço
a todos que me conhecem em Cachoeira e Praia Grande.
obrigado
Paulo Rochi 

14/11/2009
Boa Tarde,
Sou neta da Dona Bilica , filha mais nova da Erasma e do Euclides, e gostaria de parabenizar a pessoa que teve essa ótima iniciativa em juntar em um site recordações da cidade de Praia Grande, mostrei pra minha Mãe e ela se emocionou muito pois vimos a foto da minha Vó Bilica, fora outras muitas pessoas queridas as quais meus Pais tem muita saudades…, claro que eu não conheço muitas pessoas mas vale muito à pena reviver um pouco do passado da minha Família, eu na minha infância enquanto minha Vó morava aí sempre passava minhas férias com ela…era muito bommmm, ir pra praça tomar sorvete, ir tomar banho (e se afogar…rsrsrs) no poço do Bira…ai, ai…que tempo bom que não volta nunca mais…
Seria bem interessante se houvesse no site uma relação das pessoas (familiares) com telefones e e-mails para que pudéssemos entrar em contato e quem sabe até reunir em uma grande festa todas as gerações que fizeram e que ainda fazem parte desta Cidade Maravilhosa!!
um forte abraço
Elaine Silva da Rosa
Gravataí, RS

30/08/2009
Pai (Tadeu)
Repasse este e-mail para o Zaga:
Gostei muito do site, das fotos!
Parabéns pela sensibilidade e preocupação pelo registro da história e memória da querida Praia Grande.
És um “historiador de imagens”.
Abraços!!!
Juliana Vamerlati Santos
Araranguá, SC

15/08/2009
Estou mandando esta foto de meu pai.
Ele se chamava José Ormírio de Souza.
Nascido na Pedra Branca no ano de 1929. Veio morar no Rio do Boi aos 14 anos de idade, depois nos anos 70 ele foi morar na rua Manoel Leão em Praia Grande.
Gostaria que colocasse ele ali na galeria de fotos, pois ali estão muitos amigos dele, como o Valdomiro Pinto que eram compadres por 3 vezes.
Ele foi o maior carpinteiro de Praia Grande.
Maria Lucia de Souza.
Novo Hamburgo, RS

06/07/2009
Oi Zaga
Um pouco da história dos Zagos:
Chegamos em Praia grande vindos da cidade de Mondai, também divisa com o Rio Grande do Sul, sendo que meu pai havia sido  transferido de posto em 1961, meu pai Libertini Ernesto Zago minha mãe Conceição , eu Janice com 11 anos, minha irmã excepcional Janete Lucia com 9 anos meu irmão Jorge Luis com 6 anos e a mais nova na época Elizabete Raquel com 4 anos quando ai chegamos ficamos hospedados no hotel  da dona (Geni e do seu Antoninho Trevisam) se não me falha a memória dos nomes deles.
Depois de três meses fomos morar numa casa lá perto da saída para o molha coco , no outro lada da rua havia um armazém onde tentamos comprar víveres mas o dono nos fechou a porta dizendo que não venderia a estrangeiros que só vinham tirar o emprego dos nativos de lá.
Hoje eu acho isso muito engraçado mas na ocasião meu pai teve de ir até Três Irmãos com o caminhão enlonado para fazer algumas compras.
Fui matriculada no grupo escolar Bulcão Viana, pois eu só tinha 11 anos, em frente da escola estavam montando um circo, saída da aula as 11:30 eu fiquei olhando a montagem do circo e com outras crianças que também os pais tiveram de vir buscar estávamos tão entretidos com aquela função e já ia lá pelas 3:00 horas quando meu pai nos encontrou.
Bem  contei um pedaço outro dia conto mais.
Janice

07/07/2009
Oi Zaga
Olha eu aqui de novo, já te mandei outro e-mail hoje mas agora olhando com mais vagar achei as fotos, espero que possa corrigir algumas datas por exemplo a foto que estou dançando com o Armando eu tinha 14 anos a outra com o Nestor eu estava com 15 e esta que vou te mandar agora estava com 18, e a próxima com 22 e aquela que te mandei por primeiro estava com 25, há tem mais esta já está nos teus arquivos a segunda da esquerda para a direita sou eu com 13 anos.
Não sei como você está inserindo as histórias das pessoas, em que cronologia, mas tenho muitas coisas na minha lembrança, não sei se isso interessa ao seu trabalho histórico. mas me avise quando parar não quero me tornar uma chata contado as coisas que você ja sabe de cor.
Acho muito bom o teu trabalho histórico, parabéns com o tempo vou te mandando o restante do período que passamos ai,
abraços
Janice

28/05/2009
Caro Inácio:
Inicialmente, peço desculpas por acessar teu E-Mail, pois não consigo acessar aquele indicado no site.
Mas que quero expressar que fiquei muito emocionado quando acessei o site….. e vi as imagens e fotos de Paria Grande, a cidade onde nasci.
Me chamo Edemar Porto, sou filho de Waldemar Porto e Celanir Aguiar
Porto (Cici), sobrinho de Heitor Porto (já falecido), Arno Porto e outros (já falecidos também).
Muito cedo (aos 6 anos) fui para o Rio Grande do Sul, hoje moro em Fortaleza/CE, onde sou Auditor da Saúde. Morei ao lado da casa de Terezinha de Jesus Inácio, na casa de seu avô, Camilo Inácio. Por acaso és parente dela? Há mais de trinta anos não a vejo.
Parabéns e congratulações pelo excelente trabalho.
Continuarei acessando o site para matar as saudades desta terra.
qq coisa, estou à sua disposição aqui neste cangaço.
Edemar Porto
Fortaleza, CE

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

18/05/2009
Caro Zaga
Meu nome é Aléx de Aguiar Pereira, sou neto de Bento Esteves de Aguiar e da Dona Chiquinha (Francisca Gonçalves da Luz), por lógica como diria o gaúcho, sobrinho da Suêsia, da Sólvia, da Susi, da Dona Neuza, do Iris e ainda por tabela, por parte de pai , sobrinho e afilhado do Seu Vírgilino Francisco Pereira.
Meus pais são Gervásio Francisco Pereira e Suely de Aguiar Pereira e moram em Jacinto Machado desde 1966, na Praia Grande foi onde passei grande parte das minhas férias escolares, época das pirâmides humanas no Rio Mampituba, das tardes jogando canastrão e ajudando no bar da rodoviária do tio-padrinho Virgílino.
No último mês de fevereiro/2009 comecei a uma pesquisa genealógica amadora da família “Esteves de Aguiar” utilizando como ponto de partida os dados apresentados no site da Praia Grande pelo genealogista Mauro Esteves em relação aos registros genealógicos do meu tio-avô “Abel Esteves de Aguiar”.
Com esses dados consegui através do trabalho de outro genealogista Claúdio Nunes Pereira denominado de “Genealogia Tropeira” (uma obra com seis volumes), mas o apoio imprescindível da historiadora lageana Sra. Tânia Arruada Kotchergenko, consegui chegar ao meus 5º avós.
Avôs Avós

5º avós Alexandre da Silva Esteves

Liberata Maria de Jesus

* Ano de

* Ano de 1764 (Est)

† Ano de

† Ano de

Tetravôs Joaquim da Silva Esteves

Maria do Nascimento Amaral

* Ano de 1778 (Est)

* Ano de

† Out/1839 † Ano de

Triavós Abel da Silva Esteves

Manuela Gonçalves Padilha

* Ano de 1836 (Est)

* Ano de

† Ano de † Ano de

Bisavós Manoel da Silva Esteves Leocádia Cardoso Aguiar

* Ano de 1868

* Ano de 1865 (Est)

† Ano de 15/07/1941 † Ano de 05/04/1942

Avós Bento Esteves de Aguiar Francisca Gonçalves da Luz

* Ano de 13/11/1901

* Ano de 25/01/1906

† Ano de 08/06/1961

† Ano de 23/11/1974

Continuo os processos de pesquisas, e assim aos poucos vou montando a colcha de retalho dos meus ascendentes e demais familiares.
Primeiramente por parte da minha mãe e futuramente os “Pereira”, meu pai era da Rua Nova.
Volta e meia retorno ao site da Praia Grande, buscando uma nova informação que tenha passado despercebida numa visita anterior. Na última visita localizei um e-mail da Sra. Sandra Diniz de Ponta Grossa/PR (anexado abaixo), estamos de certa forma realizando trabalho semelhante e somos por assim dizer meio-parentes, gostaria de trocar mutuamente informações sobre as nossas pesquisas. Então, solicito se possível o endereço eletrônico da mesma, ou então se possível poderia remeter esse e-mail a mesma, solicitando que ela entre em contato comigo através do meu endereço eletrônico. Finalizo com um profundo agradecimento pelos seus esforços de criar esse magnífico registro das histórias das famílias da querida Praia Grande. Apesar de nunca ter morado efetivamente nessa cidade, fui criado ouvido as histórias dela. Estou preparando um material para complementar futuramente alguns dados sobre os meus ascendentes nas páginas das famílias de Praia Grande.
Abraços
Aléx de Aguiar Pereira
Jacinto Machado, SC

28/03/2009
Meu nome é Juarez Paulo Tridapalli. Morei em Praia Grande entre 1975 e 1976. Alguns moradores devem se lembrar. Eu trabalhei na antiga Acaresc. Olhando as fotos me lembro de alguns bons momentos que passei nesta cidade e de momentos tristes, como o trágico acidente com as minhas colegas de trabalho e a família do falecido Paulinho e Dona Angela que até hoje estão na minha memória. Que saudades da amizade das pessoas daquela época. Hoje moro em Londrina- Paraná, depois de ter passado alguns anos no Amazonas. Ainda este ano pretendo visitar a cidade para relembrar dos velhos tempos.
Um abraço a todos,
Juarez Paulo Tridapalli
Londrina, PR 

24/01/2009
Zaga revendo algumas fotos da história da nossa cidade, senti as lagrimas verterem destes olhos que já viram tanta coisa.
Na página Neri e Esther os pais da minha mãe chamavam-se Aurélio Boschi Georgina Flores.
Pena que as pessoas ainda não se deram (e não colaboram) conta de seu brilhante trabalho,
Parabéns.
Aloizio

05/01/2009
Prezados (as) Sres. (as).
Sou neta do vovô Argemiro Marcelino da Silva, que nasceu na Serra do Faxinal e aos 72 anos foi a óbito, nesta época morava na Rua Nova.
O vovô era magnífico porque contava histórias lindas sobre sua infância, hoje ao olhar as fotos do portal: www.clicengenharia.com.br/praiagrande/predios.htm [clicengenharia.com.br] , me emocionei pois nasci e cresci em Praia Grande!

04/01/2009.
Olá, morei em Praia Grande até meus onze anos, (hoje tenho 28), e estou morando em Xangri-lá desde então, estou entrando em contato, pois gostaria muito de ver história e fotos, da banda Ravenna’s, que sempre levou o nome de praia grande por onde passou, a história da banda também é bem antiga, não com esse nome, mas como geração tropical e Revelasom (eu acho que é isso), o proprietário da banda que hoje não existe mais, era o Sº.Raulino Ponciano, e acredito que ele tenha um pequeno acervo de fotos, e que com certeza terá um grande prazer de contribuir com vocês. Obrigado!!!
Fábio Ramos

08/12/2008
Luiz
Fiquei impressionado com o trabalho da compilação de imagens da coletânea de fotos de Praia Grande.
Sou o responsável pela editoria dos sites dos capuchinhos e gostaria se possível responder as perguntas abaixo para publicar no site dos Capuchinhos.
As perguntas
· Quem compilou as fotos?
· Iniciativa de quem? (idade reside onde, profissão)
· Objetivo do projeto?
· Teve envolvimento de mais pessoas?
Aguardo seu contato
Saudações
Frei Romanini
Jornalista
MTB: 14031 

07/12/2008 
Caro senhor: Luiz G. Inácio
Há algum tempo conheci por acaso teu site, me encantei e ao mesmo tempo venho me questionado por que não tem nada a respeito de João Ireno Cardoso, Avô materno do ex-prefeito Garibaldino e meu também. O que sei é o que minha mãe (Amélia (falecida) irmã da Eliza) falava, que ele era comerciante e morava no Molha Coco. Enfim, fiquei feliz de ver fotos dos meus avós no teu site, será que é possível mais informações?
Aguardo resposta e muito obrigada,
Helena Tatsch

Oi Luiz, olha, pouco sei dos meus avós, mas sei também que um dos meus tios o José, irmão da tia Eliza, e da minha mãe, era fiscal do posto que devia ser de ICMS, logo passando a ponte, era casado com Tiloca (Vários filhos), pelo menos assim eu a conhecia. Conhecestes? Assim como outro tio o Valdevino era sócio do sr, Beto Lima na empresa de ônibus para Porto Alegre lá pelos anos 50 e inclusive me lembro que o Eliseu Lima, era cobrador desse ônibus. (Meus pais moravam no Costão, e conheci o Elizeu de cobrador quando vinhamos para cá,Porto Alegre.) Antes disso ele tinha um comércio num sobrado de madeira, perto do café Rosenda. Mas deve ter outras pessoas pra confirmar e acrescentar mais informações, sobre a família de João Ireno Cardoso, Mas Fiquei feliz que me retornasses, se encontrares minhas primas, Diva, Teresinha ou quem sabe outras, tipo filhas da Tiloca e tio José (Alza, Leonor, Suzana,Eliana,Nara, José Luzardo e o mais era Sebastião.pelo que me lembro eles moravam enfrente a casa do sr :Beto Lima.Dê-lhes um abraço.
Muito obrigada.
Helena Tatsch

24/10/2008
Boa Tarde!
Estive visitando o site e fiquei maravilhada.
Me chamo Clarinês Nunes Lúcio.
Sou bisneta da Tia Xandoca. Fiquei bem feliz por encontrar fotos de minha bisavó e de minha avó. Tenho algumas fotografias da familia da minha vó Eraci Esteves Lúcio. Te mando por este mesmo endereço? Moro atualmente em Caxias do Sul e gostaria de saber se posso enviar as fotos que são de Eraci Esteves Lúcio (Filha de Xandoca e irmã de Clarisvaldo Sebatião)?
Grata
Clarinês

08/10/2008 
Bom dia!
Estou maravilhada e sempre que entro no site da Praia Grande viajo no tempo e lembro muito minha infância. Meus pais eram de lá, tenho três irmãs que nasceram lá, eu já nasci aqui no RS, mas as estórias da minha infância são todas daí, meus avós moravam na Cachoeira ele era conhecido como Pedro Polaco. Tenho diversas fotos antigas dos meus avós e dos meus pais, no verão irei pra praia, Rosa do Mar, passo aí para levar as fotos, acho que escaneadas não ficam bem. O endereço peguei no site. Abraços e obrigada por promoverem um momento tão especial pra todos que navegam na internet. Atenciosamente,
Lucimar Semler 

03/10/2008 
Zaga, acabo de curtir o site de Praia Grande, que legal!
Bela e corajosa iniciativa, parabéns.
Adorei ver Velho Tonho, minha querida ex-sogra Corina, a Enia, Salete, Izabel, Totonho….os amigos Tadeu, Dirceu, Valadares, entre outros.
Emoção especial em ver o Rogério, o Lelo, que foi tão chegado a mim e por uns tempos um quase filho.. Bateu saudade, puxa vida…
abraço,
Inês
Rio de Janeiro

20/06/2008 
Olá Luiz
Me chamo Márcia Elisia Spillere Soares, moro em Criciúma- SC e entrei na internet na procura de família Guidi, mais precisamente. Quando entrei, me deparei com este site, contando a história de Praia Grande e encontrei fotos da minha tia Santina Guidi de Lucca , que é irmã da minha mãe, do tio Félix, e todos os primos. Me lembro bem do Luiz e do Vicente, que já faz alguns anos que não se vemos. Fiquei emocionada pelo conteúdo e parabenizo pela iniciativa, pois é importante resgatar e valorizar a história de nossa cidade e das famílias.
Um abraço a todos.
Márcia

13/05/2008 
Participação na História.
Seu Gonzaga, eu e minha família também fizemos parte da história de Praia Grande nos anos 60.
Meu pai, Ernesto Zago, era Guarda Fiscal de Fronteira. Ele faleceu à dez anos.
Vou procurar outras fotos e lhe enviarei.
Janice Elem Wolanski (Zago)

28/03/2008
oi mano Zaga
Não poderia deixar de registrar meu depoimento, diante de uma obra grandiosa como esta, pois também faço parte desta história, como da história de muita gente que nasceu, viveu e vive nesta cidade.
Histórias de lutas e sofrimentos, mas também de muitas conquistas e vitórias.
Graças a vc meu irmão, esta história foi resgatada e catalogada, e passará por muitas gerações. pois foi nesta cidade que aprendemos o B, A, BÀ de nossas vidas.
Parabéns, e que Deus te ilumine sempre para que possa continuar com este trabalho maravilhoso….
Maria Salete Ignácio {sassá}
Torres, RS

28/03/2008
Prezados sr. estive olhando o site e fiquei muito feliz, pois ali encontrei,
entre alguns parentes pessoas que mamãe era amiga.
Estou enviando fotos que pertenciam a minha mãe para enriquecer este já lindo site.
Gilda Lopes Pavanello

12/03/2008
Boa noite,
Sr. Luiz Gonzagas Inacio, sou Daniel Beletini, estive observando o site de Praia Grande dos Canyos, e percebi que ha histórias das famílias colonizadoras ai da região, sou da Família Beletini, Bellettini, e encontrei algumas fotos de nossa família, gostaria de saber se há um histórico de nossa família neste site e fotos a mais, caso nao tenha mais dados sobre a família gostaria de saber se você conhece alguém que possa me passar o histórico de nossa família e algumas fotos.
Desde já agradeço
Daniel Beletini
Cascavel, PR

27/02/2008 
Olá Luiz!
Sou filho de uma mulher que olhei nas fotos ai da praia grande.
Tenho algumas fotos que vc ainda não tem.
Minha vó morava do lado do ctg porteira do faxinal, e tenho saudades
de tomar banho nesses rios de aguas cristalinas.
Provavelmente minha mão vai conseguir identificar 60% das fotos.
Aliás, quem construiu a igreja que tem hoje em frente a praça foi meu tio que
ainda mora atras do hospital, Mais conhecido com Zé branco.
Meus parabéns, sou novo e conheci pouca gente das fotos, mas fiquei muito emocionado.
Se quiser as fotos, entra em contato que eu te mando, ok?
Um forte abraço!
Aldinei Aguiar Jesuíno

28/01/2008
Olá, amigos
Gostaria de saber se o Zé Álvaro Cardoso (encontrado no Livro de Comentários do Praia Grande dos Canyons) é o mesmo que um amigo que morou em Torres, próximo à lagoa do Violão, pois lembro-me que ele era de Praia Grande, SC. A mãe dele era cabelereira e tinha um salão na parte da frente da casa, que se localizava na rua do Capesca (se não me engano, Rua Joaquim Porto).
parabéns pelo trabalho, boa sorte!
Wilmar Marques
Porto Alegre

25/12/2008  
LUIZ IGNÁCIO,
Pesquisando minha arvore genealógica encontrei fotos de meus avós, tios e pais..
Meu Nome é Sandra Diniz, sou gaucha, nascida em Bom Jesus e registrada em vacaria, hoje casada com advogado Paulino Diniz, tenho um filho Rafael Diniz 11 anos e estou cursando odontologia em Ponta Grossa Pr, onde resido.
Sou filha de Edith de Aguiar Madeira e Abilio Tiago Madeira. Meus avós maternos eram Edilía Silveira de Matos (corrigindo), Djalma esteves de Aguiar, Meus tios são tia geni,Tia Nair (porto alegre, Tio Renato (falecido),Tio Jorge (Porto Alegre),Tio Joze Clério (Cachoerinha), Tai Maria diva Aguiar Pinheiro (Torres),só corrigindo o meu primo é Ruy Carlos de Aguiar Madeira (atualmente morando em Cachoeirinha e é Dentista em Gravataí pda 67) mais conhecido como tio Juca e tia Leocadia que mora em Jaquirana, minhas irmãs Maria de Fatima aguiar Madeira, Mara Rozana Madeira Clok, Maura Rejane Aguiar Madeira, Moraes Caroline de Aguiar Madeira e meu irmão Carlos Nagib de Aguiar Madeira .
Gostaria de manter contato com vcs porque somos da mesma família pois tenho interesse em fazer uma pesquisa da minha arvore genealógica. Estou enviando algumas fotos para vcs.
Espero que gostem e aguardo sua especial atenção, mais detalhes trocaremos numa próxima oportunidade, pois fiquei muito feliz em rever fotos dos meus pais, avós maternos, tios e tias e prima Branca em segundo grau, sabendo assim um pouco mais da minha origem.
Atenciosamente,
Sandra
Ponta Grossa, PR

27/11/2007 
Olá,
Num desses passeios virtuais pelo site de Praia Grande achei o seu.
Para nós que estamos distantes, mas cultivamos um carinho especial por essa terra, é muito gratificante encontrar trabalhos como o seu. Meu nome é Eunisete da Rosa Santos Beckert (Beckert de casada), conhecida na infância e adolescência aí em PK por Neca. Sou natural de Santa Rosa do Sul, morei em Rua Nova (hoje Mampituba) dos 3 aos 13 anos e dos 13 aos 18 em PK.
Minha mãe, Nilza da Rosa Santos e Meu irmão, Edézio da Rosa Santos, depois de algumas saídas estão morando em Praia Grande. Estou morando em Maringá-PR.
A última vez que visitei Praia Grande, foi a 5 anos. Mas sempre sinto muita saudades.
Tive bons amigos aí e preservo lembranças preciosas desta cidade.
Gostei de ver o comentário de amigos do passado. Eliane Homem e Helton Matias.
Abraço pra vocês amigos!
Tenho algumas fotos dos anos 80, vou escanear e assim que tiver ok te mando.
Parabéns pelo trabalho e obrigado pela oportunidade de voltar as raízes.
Neca
Maringá, PR

17/11/2007 
O Zaga é o cara.
Grande Zaga, 
Tudo bem meu amigo? O site Praia Grande dos Canyons está muito bonito.
Tem que tirar o chapéu para a tua iniciativa .É coisa muito rara nos dias de hoje, onde “tudo que é solido se desmancha no ar”, o zelo e o cuidado com a tradição que o site demonstra. Tu e as demais pessoas que organizaram e alimentam o site prestam um serviço inestimável à comunidade, à história, e às relações humanas em geral. Aproveito também (com muito atraso), para agradecer o esforço que fizestes de contar um pouco a história de minha família, iniciativa louvável, típica dos ” amigos de fé” e de pessoas muito sensíveis. O mais bonito nisso tudo (mas não surpreendente, para quem te conhece) é que não há na iniciativa qualquer interesse financeiro, político ou de projeção pessoal. PARABÉNS ZAGA.
És um sujeito admirável. Se te admiro muito desde a infância, dobrei a minha admiração nos últimos tempos. 
Forte abraço.
Zé Álvaro Cardoso

15/11/2007 
Olá
Acessei o site sobre Praia Grande e fiquei animado e curioso, pois sou natural do Estado do Paraná, moro em Criciúma há 06 anos e trabalho como Coordenador de Tráfego da Empresa de Transporte Coletivo Forquilhinha, para você entender, tenho algumas raízes em Praia Grande meu avô Enedir Souza de Lima (falecido) minha avó Tereza Bedinot (falecida) foram para o Paraná quando o meu pai Antonio Bedinot de Lima tinha 04 anos de idade (hoje ele tem 59 anos), ele mora em Francisco Beltrão- Pr, eu por motivos profissionais acabei vindo embora, mais recordo-me que meus avós falavam muito em Praia Grande e numa localidade chamada Rua Nova, quando acessei fique deslumbrado, gostaria de saber mais sobre meus antepassados e se ainda restam algumas pessoas com este sobrenome e que tenham parentesco, se puder me ajudar serei muito grato.
Marcelo Bedinot de Lima

06/10/2007
Olá, tudo bem???
Meu nome é Luciano Bedinote Rodrigues,
sou filho de João Claudino Rodrigues (Sr. Joca)
e de Adelina Bedinote Rodrigues (Dila Costureira).
Estou lhe enviando algumas fotos que contam
um pouco da história de Praia Grande,
espero poder estar contribuindo com este belo trabalho,
e assim manter viva a história de um povo batalhador.
Fico à disposição.
Att. 
Joca

Meu Nome é José Carlos dos Santos, e minha esposa, Denise Maria SELAU Leandro, e somos fanáticos por genealogia e história da família.
Nunca fui à Torres, só conheço Praia Grande pelo mapa, mas posso afirmar que fiquei emocionado pelo trabalho de pesquisa feito por esse site de de vocês.
José Carlos dos Santos
Denise Maria Leandro dos Santos 

Oi Luiz!
Meu nome é Marcia. Provavelmente tu não sabes quem sou, assim como não
lembro de ti. Sou sobrinha e afilhada do Seu Odiles (Learcino Luiz) e filha
do Seu Siloca (Hercílio Luiz). Adorei teu site e me emocionei bastante com
as fotos de minha família. Tentei mandar uma mensagem pelo site, mas não
consegui. Parabéns pelo site. Moro em Caxias do Sul, mas prometo que quando
for a PG vou angariar fotos com minha mãe e te mando algumas.
Um grande abraço.
Márcia 

17/12/2006 
Filme:
Zaga,
Trabalho de grande importância em que mostra a criação
do nosso lugar. No início, na criação do Município, na
Educação, na festas. Muito orgulho de ver nossa gente/minha gente aparecendo como multiplicador de boas
ações para Praia Grande poder avançar bem definida. Nós
que nascemos em Praia Grande e somos frutos da união
dessas Pessoas Maravilhosas temos que agradecer e bater palmas maravilhados. E também agora apoiar o Dr. João
para Praia Grande sempre melhorar.
Trabalho, bom demais Zaga. E as músicas certas.
Grande Abraço,
Beto

25/09/2006
Prezado Luiz Inácio,
Esperando que esta missiva o encontre em paz, escrevo-a para cumprimentá-lo e agradecê-lo, em meu nome e no de minha mãe, o excelente conteúdo do site da Clic Engenharia. Minha mãe e eu ficamos muito contentes por vê-lo, principalmente porque meu avô – Idalino Salustiano Cardoso – está, ele e a minha avó, no seu site. Minha mãe é a mais nova, a Iva. Lembra-se dela?
Eu tenho ido com frequência a Praia Grande, adoro, amo a cidade e sua gente. Sinto-me em casa, lá. Tenho parentes, como a Tia Lélia, e meu primo Gilberto Ronsani, com os quais me relaciono muitíssimo bem e com frequência. Adoro meu avô Idalino. Sinto muito a presença dele em minha vida, e fico feliz por saber de minha mãe que me pareço com ele.
Sou professor universitário e fotógrafo em início de atividade.
Enfim, parabéns! É graças a pessoas como o sr. que o mundo caminha melhor.
Abraços, 
Paulo Campos
Iva Cardoso
Caxias do Sul, RS

E aí ZAGA
Nasci em Praia Grande no dia 24/07/1962. Filho de Hercilio Dias Matias (Primeiro marceneiro) e Arina Patricico Matias. Tenho fotos, que já emprestei para o livro de Gilberto Ronsani do primeiro ônibus que fazia a linha: Praia Grande-Jacinto Machado-Araranguá-CRESCIÚMA (antigo, substituído mais tarde por Criciúma). Outra foto, onde, meu pai e seu ajudante, O VASNI, pousam para uma foto em frente a antiga marcenaria, com um jogo de quarto para o casamento de José Pereira (da Empresa União). Mergulho desde criança nos rios da Praia Grande, e posso lhe dizer que sou o maior conhecedor dos fundos dos rios, bem como de sua infeliz de suas degradações ambientais.
Helton Patricio Matias – Artista Plástico Escultor

09/08/2006
Oi Zaga:
Sou a Lucia, filha de Zeferino Reus, de Praia Grande, lembra? Estou te escrevendo, verdadeiramente emocionada, pelo trabalho que fizeste. Meu irmão esteve como o Totonho em Santo Antônio e descobriu este site de Praia Grande. O que conseguiste realizar é incrível. Acho esta questão da memória fundamental. Se o material não é reunido, as fotos ficam no fundo do baú e a história se perde com os mortos. Eu não nasci em Praia Grande. Nos mudamos pra lá quando em tinha 6 anos em 66. Foi muito legal ver as fotos da cidade daquela época, as pessoas daquela época… Incrível como eu me lembrei de tantas pessoas que já não transitavam pela minha memória de infância. Adorei as fotos mais antigas, o movimento daquela época… Nem eu sabia que esta cidade tinha um passado tão consistente! Quando vou lá, hoje, acho tudo muito descaracterizado, os prédios todos iguais, a competição pela casa maior…acho que estou velha! Se ainda te interessares, tenho algum material em super 8 da década de 70/80.
Um abraço,
Lucia
Ah, e obrigado!

30/05/2006 
Gonzaga, não esqueci do meu compromisso. Está saindo um texto legal com 
fotos. Assim que estiver pronto eu te mando.
Abs.
Graça

28/05/2006 
valeu amigo zaga. 
cada dia que passa considero, respeito e admiro ainda mais o teu trabalho de garimpo na busca e reconstituição fotográfica da história de praia grande. gosto de repetir a frase popular que ‘’uma fotografia vale mais que mil palavras’’. parabéns, mais uma vez.

23/07/2005
Estou começando a pesquisar sobre a Família Teixeira
Alberto Alípio Teixeira e Cazarina Antonia Teixeira, como estou no início da pesquisa tenho poucos dados.
estamos empenhados reunindo dados para enviar a vocês pelo Wilson Pares.
Obrigado
Iderane

O pai vai bem, nós aqui em casa pessoalmente não temos muitas fotos da
família dele, é mais fácil conseguir com a Aledi em Praia grande mas vou
falar com o Tio Ercílio, ele deve ter fotos pelo menos de alguma festa lá.
Devo ter uma foto do casamento da tia Aldeni aqui, vou procurar..
Iderane

28/05/05
Luiz Gonzaga Inácio
Realmente o teu trabalho de garimpagem e pesquisa é um dos fatos mais significativos e importantes da história de Praia Grande. Se um homem precisa de três ações para realizar-se como ser humano (e longe das vaidades inventadas pelos fracos), fizestes vários filhos, com certeza já plantastes uma árvore e agora ”escrevestes” um grande e poderoso livro, diga-se, aos modos atuais, virtual. Estás a proporcionar emoções nas pessoas, ”qdo me achei” na foto, senti que faço parte de uma grande família, que tenho um rastro na história e que o levantamento realizado por você possibilita o enquadramento no jogo de xadrez da vida ou preenche os emanharados da teia que formou nossas vidas, nossas gerações. Ainda tens muito o que fazer e sabes que podes contar comigo nesta árdua, mas gratificante empreitada. Acredito que em breve estaremos em um coquetel comemorando o lançamento da primeira etapa deste exclusivo projeto que já está sendo usado como referência.
Confesso que me sentia um pouco só na ”academia” dos praigrandenses que dedicaram-se as causas realmente ”revolucionárias” defendendo os interesses coletivos, enfrentando adversidades de forma voluntária na questão socioambiental, agora você com este resgate da memória de uma comunidade passa a ocupar na questão cultural, um espaço único e privilegiado. Olhe rapidamente ao seu redor e verás que os ”outros filhos” da terra fugiram da luta, acomodaram-se.
”’Com toda humildade, seja bem-vindo ao clube dos revolucionários imortais e parabéns”’
Tadeu Santos
”da beira do araranguá”
Ara/SC

28/05/2005 
Zaga,
Eu nasci e morei encostado do Mampituba, do qual
tenho muitas saudades de atirar pedras no rio, e claro
de tomar aqueles banhos.
Hoje estou aqui encostado do Amazonas que tem
paisagens lindas, mas banhos só em igarapés. Este
Brasil e maravilhoso e a gente vai vivendo.
Um abraço,
Beto

26/05/2005 
…da beira…
Poo, cara..lega! …Legal mesmo….
Sempre é bom lembrar de nossa adolescência…Época boa…
Vivíamos numa época agitada….cheia de grandes mudanças…
Faculdade…namoradas…amizades…primeiros anos como profissional…tudo muito louco…
E a Praia Grande! o Pocinho do Bira, da Dia, da Casa Nova.
O seu Dora assoviando pro nego Renato…eu sendo chamado de “Liveirinha” em homenagem
a magreza do Liveira..a velha Cachimba, a velha Vicença, o Chico Dutra….
E mais o Titio Bueira, o Anatol e o Tiburço…..Quanta gente pra ser lembrada!
E as namoradas, o salão do Seu Pedro Meleiro, do Júlio Leffa….
Caramba. Quantas coisa….
Pois é!
É a vida…estamos aqui a levá-la.
Daqui da do outro lado do Rio Mampituba.
Zaga

7/06/2005
Zaga,
Fantásticas estas fotos, irei procurar no meu baú, caso encontre alguma coisa interessante te enviarei.
Abraços,
Zega

01/06/05
boa tarde zaga
tudo bem
fiquei contente p/ vc colocado minha família no sait. ja recebi uma comunicação pelo orkut de Gravataí para visitar esse sait.
zaga falei c/ a Ermelinda do Agenor Issak. e ela está separando umas fotos 
para vc. eu tenho umas fotos da Falecida Marilene do 1° casamento (1973) 
zaga a data de nascimento do (pai) Angelo Benedet e 22/03/1906
 (mãe) Maria Macan Benedet 13/08/1914
Abraços do Amigo
Jorge
obs. hoje recebi uma visita de um Amigo na minha casa LUZARDO PIONER

18/06/2005 
Abeude,
Meu grande e velho amigo!
Às vezes tento segurar o tempo e fazê-lo retroceder.
Talvez esse seja o motivo que me levou a fazer o site das nossas memórias,
da memória de Praia Grande.
Tentamos recuperar o tempo trazendo nossos amigos de volta…
Mas, infelizmente, parece que eles ficaram lá no passado…Não são os mesmos!
Estou tentando escrever nossa história, a história de nossa vida, de nossos sonhos,
dos amores, de nossos dissabores…. 
Mas é uma escrita à muitas mãos.
É o livro de todos que viveram em Praia Grande, ou lá tiveram…. seus grandes amores.
Muitas mãos iram escrever essa história.
E a tua será uma delas!
Mande tuas memórias…
Do velho zaga, guerreiro cansado de guerra!

20/06/2005
Grande tio! ZAGA.
E muito bom saber que estas querendo escrever sobre o nosso passado na terrinha. 
As memorias são tantas que não caberia em apenas um livro e sim numa encliclopedia, o dificil e colocar no papel. 
Algumas pessoas têm mais facilidade que as outras, eu me enquadro nas outras. Porém farei um esforço para te ajudar nesta empreitada, pedirei ajuda da Sira, que se enquadra nas que tem, para buscar no disco rígido da memória coisas interessantes de serem contadas.
Sabe porque tu não esquece da Praia Grande, porque o Mampituba, fica te trazendo dos os dias notícias de là. Eu digo o rio, não a empresa de ônibus.
Um abraço, estamos com saudades
Totonho 

21/06/2005
Meu Grande Amigo,
Jogada de Mestre, as lagrimas caíram, me emocionei muito
com essa Maravilha de foto, quase na beira do Mampituba.
O resgate de nossas vidas em Praia Grande tem essas horas Lindas. Maravilha de Foto.
Grande Zaga, este teu trabalho e maravilhoso.
O amor por Praia Grande e Grande, me diga: quem vivia perto/junto do Liveirinha que não gostasse de P. Grande, o Pai sempre foi louco de amores por Praia Grande.
Tenho muitas memorias daquele tempo ai em P. Grande, fique tranquilo vou te mandar.
Muito Obrigado pela Maravilha de Foto,
Um grande abraço a este guerreiro
Nada cansado de guerra.
Beto

03/07/2005 
Fiquei emocionado, e prometo remeter material relativo ao site
já dizia o poeta (ninguém é feliz sozinho )
O passado é nossas vidas
poderíamos comentar sobre as serenatas, o piscar da luz como sinal 
eu vou procurar uma foto baile no salão do seu Pedro, onde eu estou cantando e entre outros músicos
estão Zezinho Ribeiro na guitarra, Maestro e proprietário do conjunto Estagium 10 de Fpolis e Adelor Pacheco grande saxonfonista dos Líderes, ele ainda em atividades musicais. o Erian deve ter uma foto do pessoal nun final de de noite nesse monumento da praça.
agradeço e te abraço com emoção
Abeude – Músico

13/09/2005
Oi Zaga!!!
Ontem eu e a mãe estávamos olhando o site. tem uma foto onde anos 50 onde tem as gurias umas sentadas e outras em pé.
Minha mãe está bem no meio delas.
Não vi neste site a foto de te mandei do meu pai e da minha mãe. lembra? uma foto de cada.
O site está bem legal, mas falta muita coisa. não tem quase nada dos anos 70, 80 então nem pensar…. o pessoal não colabora muito né!!! é uma pena, !!
um abraço
Eloiza Helena Homem Farias

15/09/2005 
Prezado LUIZ GONZAGA,
Fico contente de poder ter colaborado. Quem provavelmente tem mais fotos é minha sogra,
a Sra. LOURECI SELAU INÁCIO, filha do Sr. JÚLIO FRANCISCO SELAU que mora na Rua Nova. Veja só: Minha sogra aposentou-se e está retornando às suas origens, ou seja, está
de volta à região de vocês para residência definitiva, ainda este final de mês. Na verdade, ela vai morar na Rua Nova, ao lado do pai dela na Estrada Geral, 2304. O telefone do Vô Júlio 
 (que também deve ter muitas fotos históricas) é (61) 3615-2086. O da minha sogra, caso queira entrar em contato com ela no Paraná é (42) 3524 – 2169.
Quanto ao meu esposo Evaldo, está muito bem e ele mesmo poderá lhe dar mais detalhes de sua vida, pois estarei encaminhando cópia da sua mensagem a ele.
Um abraço,
Mariza

26/09/2005 
Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo maravilhoso trabalho
feito no site de Praia Grande.
Encontrei algumas fotos da minha família, não muitas, mas já deu pra
ficar com saudades daquela terrinha.
Atualmente moramos em Gravataí – RS, mas sempre que possível aparecemos por lá.
Sou neta do Manoel Antônio Pinto, o Mané Capitão, e da Innocência
Moraes Pinto. Meu pai se chama Antônio Moraes Pinto.
Estou encaminhando em anexo uma foto da minha vó, Innocência, se fosse
possível colocá-la no site ficaria muito agradecida em poder prestar
esta homenagem à toda família!
Quando tiver novidades do site favor entrar em contato.
Novamente lhe dou parabéns pelo teu trabalho.
Não sei dizer a data da foto, mas é da coleção do meu pai.
Grata
Débora de Oliveira Pinto

15/09/2005
Prezados,
Como vocês disponibilizaram, informo-lhes que meu esposo, EVALDO SELAU INÁCIO,
é o oitavo garoto (da direita para a esquerda, ou seja, começando a contagem pelo goleiro) da 1ª foto da página de 1980. Eles estavam vestidos, para o desfile, com a farda da seleção brasileira, que havia sido campeã do mundo no México. Essa foto deveria estar
nos anos 70. Evaldo é filho do Sr. Ivo Porfírio Inácio, mais conhecido como IVO FOTÓGRAFO, cuja foto também está no site de vocês. Meu marido sempre relembra os momentos da sua infância e muitos dos personagens da história dele foram encontrados no site de vocês. Quero parabenizá-los pelo resgate da história de sua terra. É um trabalho muito bonito.
Um abraço,
Mariza Helena Ferreira

05/10/2005 
Prezado Gonzaga,
Parabéns pela sessão de fotos – “estamos contando a história de nossa
gente” no site de Praia Grande, em uma das fotos contidas na página de
Cachoeira – Juventude, onde eu me encontrei com o meu pai Pedro Benedet
e o time de futebol, está datada de 1964, porém a data daquela foto é de
possivelmente 1967 quando eu tinha 02 anos de idade. (em 1964 eu não
havia nascido ainda).
Edson Benedet

27/12/2004 
Zaga
Tenho tentado entrar no site, mas está muito lento para abrir as fotos, antes era mais rápido.
Tá normal ou será meu computador?
Tenho que fazer alguma configuração?
Arlindo

13/11/2004 
Oi primo terceiro!
Estava eu dirigindo-me ao computador justo p/ mandar uma mensagem para vcs. qdo deparo com as fotos surpresa! Na verdade, um mausoléu, como diria a Dilsa. Mas claro que dá uma emoção. A gente volta ao passado, um tempo muito bom, além de relembrar os colegas. Deve ser do acervo do João Barcelos. Só tu para me proporcionar esta alegria. Obrigada.
Terezinha de Jesus Inacio

26/05/2004
Oi Gonzaga! Meu nome é Léo, sou filho do seu Odiles da Praia grande. Estou morando em Londres e foi muito legal ver este site sobre a nossa terrinha. Uma dica seria conseguir algumas fotos do Boia-cross. Quem deve ter muitas e’ o Aluizio do neri coelho.
Valeu.

28/07/2004 
Zaga, um grande abraço e parabéns por este trabalho de primeira qualidade.
Carlos Alberto Inácio

23/11/2004 
Caro Luiz Gonzagas Inácio 
Primeiramente, não posso deixar de cumprimentá-los pelo belíssimo trabalho apresentado na página referente ao município de Praia Grande. Meu nome é Márcio Martins Idalino, tenho 25 anos, sou natural de Gravataí, RS mas toda minha família é daí, meus pais nasceram em Praia Grande, meus avós, bisavós, trisavós, etc…
Sou pesquisador e genealogista, (faço isto como hobby), estudo a minha família e estou profundamente encaixado dentro da cidade de Praia Grande, tenho o livro do Gilberto Ronsani, e o livro do Padre Raulino Reitz, tenho diversas certidões de nascimento, casamento e óbitos, referentes a minha família.
Gostaria de colaborar, com muitas fotos e informações que tenho, meus bisavós e trisavós, são os pioneiros da comunidade do Rio Canoa, são eles:
Trisavós – Manoel Cardoso de Lima (Nasc.: 1861) c/c Maria Ignácia de Jesus (família dos Lima, se fixaram ali muito cedo derrubaram as primeiras árvores do local, fizeram um engenho de cana-de-açúcar, eram os moradores do “baixão”, também consta no livro de Gilberto Ronsani)
Bisavos – Julio Viturino Duarte (Nasc.: 1894) c/c Infância Maria da Rocha (Nasc.: 1896) (família dos Duarte e dos Rocha, conforme minhas pesquisas vieram de Meleiro e fixaram suas residências ali, também consta no livro de Gilberto Ronsani);
Pois bem tenho muitas fotos deste local e destas pessoas vou scanear elas com todas as informações e repassar para vc, e sugiro abrir um link especial para a comunidade do Rio Canoa (como tem a da Rua Nova, Tenente, Cachoeira), posso te ajudar a construir, fornecendo o histórico que tenho, e as fotos.
Estive ligando para o escritor Gilberto Ronsani, e dei uma ideia a ele de tornar seu livro, mais genealógico, com mais informações detalhadas das famílias, claro que sei que gera mais custo, pois tem muitas pesquisas e entrevistas…mas podemos começar a contribuir com informações genealógicas nesta página, e assim as pessoas que acessarem o portal e se encaixarem nas famílias, poderão contribuindo com fotos, e o histórico genealógico da determinada família.
Tenho um exemplo eu tenho minha página detalhada sobre minha família que poderá ser acessada no seguinte endereço http://www.marcioidalino.hpg.com.br [marcioidalino.hpg.com.br] tem um link chamado árvore genealógica que poderá ser vista onde mostra a família e algumas fotos individuais.

Gostaria de ser mais um colaborador de informações, e quem sabe criarmos um espaço para a comunidade do Rio Canoa, fico no aguardo de um retorno seu, se me aceita, e estou providenciando as fotos…
Marcio Martins Idalino
Gravataí, RS

22/12/2004 
Prezado Luiz,
Congratulações mais uma vez pela excelente iniciativa deste site sobre Praia Grande. A título de colaboração, a segunda foto à esquerda, no segundo grupo de fotos masculinas, portanto, após às fotos das mulheres, está sem identificação.
Embora meu sobrenome Esteves, em nada tem a ver com os Esteves de Aguiar da Praia Grande, eles são meus parentes colaterais, pois temos um ancestral comum. Oportunamente enviar-lhe-ei informações sobre o mais longínquo ancestral dos Aguiar.
Abraços,
Mauro Esteves.
Novo Hamburgo, RS

25/12/2004 
Prezado Luiz,
Conforme lhe prometi, encaminho-lhe a ascendência de Abel Esteves de Aguiar. Era filho de Manoel da Silva Esteves e de Leocádia Cardoso de Aguiar.
Manoel da Silva Esteves era filho único de Abel da Silva Esteves e de Manoela Gonçalves Padilha, e foi batizado a 12/12/1870, com 21 dias de idade. Foram padrinhos Manoel Silveira de Aguiar e a irmã de Abel, Florência Aurora da Silva, (B2- 28) SFP.
Abel da Silva Esteves, nasceu por volta de 1838 e faleceu a 30/06/1904 com 66 anos, era filho de Joaquim da Silva Esteves e de Maria do Nascimento Amaral. A ascendência de Joaquim da Silva Esteves e de Maria do Nascimento Amaral é vastíssima, podendo chegar ao ano 1350 com Willlem Lem.
Abraços,
Mauro Esteves

25/12/2004
Gonzaga, recebi as fotos essa semana, gostei muito de relembrar o pessoal todo da Praia Grande, ficaram muito boas.
Desejo à todos vocês um Feliz Natal e Próspero Ano Novo, que o MENINO JESUS, derrame todas as graças, à ti e a toda tua família.
São nossos sinceros votos.
Schirley e Fernando

01/12/2004
Caro Luiz
Gostaria de agradecer pelas fotos que vc me enviou, dos Maciel principalmente dos meus trisavós Osório Antonio Maciel c/c Ana Maria Matildes (Aninha),. Tem uma foto de uma familia inteira num casamento, saberia de quem é o casamento? Ou será que a pessoa que passou as fotos a vc saberia? se vc tiver mais fotos e informações, agradeço desde já se puder me enviar.
Segue as fotos que tinha prometido, todas elas estão num arquivo de texto para ficar melhor identificadas.
Veja uma curiosidade a foto de nº: mmi_02.jpg tem o casamento da minha vó, o primeiro casal depois dos noivos é Antonio Osorio Maciel, filho de Osorio c/c Aninha. Este Antonio Osorio Maciel é irmão da minha bisavó Jardelina Anna Maciel c/c Jeronimo José Martins (Prof. Tropeiro).
Viu que interessante…
Abraços.
Marcio Martins Idalino
Gravataí, RS

23/11/2004
Luiz G. Inacio
Na página da internet, no link chamado Cultura tem um livro chamado:
A QUARTA GERAÇÃO – Ana Maria de Moraes.
Gostaria de conseguir adquirir este livro também, não sendo inconveniente, como poderia adquiri-lo ou xerocá-lo se for o caso.
Fico no aguardo!
Referente ao livro de Araranguá mandei um e-mail para o endereço que vc me passou vou ficar no aguardo da informação, e qto ao livro do Pe. Raulino Reitz, se vc me conseguir o original ficaria muito grato, me passe sua conta e agência que eu faço o deposito do valor e as despesas postais.
Só uma pergunta vc tem MSN? se tiver é só me cadastrar segue aí em baixo meu endereço
Marcio Martins Idalino
Gravataí, RS

28/12/2004
Camarada
Ao deslocar-me até a beira do Mampituba consegui algumas preciosidades que em breve remeterei para que vossa senhoria distribua e comunico que já conversei com o Eduardo do Reni que prontamente ficou de garimpar fotos e outros documentos.
Abraços

25/01/2005
Olá o mundo 
Nascido numa edícula localizada nos fundos da residência do Sr. Vergilino Pereira (que viria a ser seu padrinho) e ao lado do salão de baile do Pedro Meleira, pai do tio Dile e do Leonardo, diga-se de passagem, o primeiro contestador e revolucionário, da Praia Grande, irá falar para o mundo dia 29, no FSM em POA. Com certeza não esquecerei de citar encantadora e maravilhosa Terra dos Canyons.
Tadeu

17/03/2005
No site de Praia Grande, o Casarão do Senhor Luiz Bento, foi construído pelo Senhor José Amandio de Lima, onde era sua residência e comércio. Lá nasceu sua primeira filha Maria Souza de Lima, hoje com 86 anos.
Maria é minha mãe.
Obrigada!
Eliane Homem De Faveri

17/05/2005
Bom dia, Zaga!!
No final todos são meio parentes,
Eu sou filha da Áurea e do Derony, irmão do Alencar. Minha mãe deve ter conhecido tua mãe e teu pai, com certeza.
Nós também não temos nenhuma foto da Vó Valentina (minha vó emprestada), pois minha mãe foi criada com a vó “Valinta”, que era como a chamávamos, realmente é uma pena. 
Mas eu tenho umas fotos muito legais, Veja se está ok assim, só uma amostra. Essa é a minha mãe quando tinha 19 anos, mas estou te mandando essa apenas pra ver se está legal assim.
Hoje me esqueci em casa da história das fotos que está escrito atrás delas. Quando tu retornares esse e-mail te mando o restante das fotos com a história., ou o nome das pessoas.
Outro grande abraço !!!!
Eloiza Helena Homem Farias

18/05/2005
Um dia desses mostrei este site pra minha mãe e vi que ela ficou bem emocionada… Não há quem não fique né. Começando da esquerda para direita
Deroni, Aurea, os três ao lado não sei quem são, no meio a vó maria o vô Fredo, na frente da vó, o Paulo, ao lado do vô, o Alencar, atrás do Alencar, a Mariza e ao lado dela a tia tela.
Só isso que sei
Um abraço
Eloiza

21/05/2005
Foto do zé trindade
Olá Jorge, está anexo a foto do zé trindade, pai da Sonia, que ela está te mandando para ser (se der) incluída naquele site de praia grande, já que Ele teve uma pequena participação na história da cidade Ok?
Um abraço
Pcezar

24/05/2005
bom dia tudo bem, zaga 
estive olhando no baú da minha mãe e encontrei fotos antigas de minha
família. vou te mandar as fotos e preciso do teu end. e cep.
um abraço do amigo
Jorge