Praia Grande, como parece à primeira vista, não fica no litoral, mas ao pé da serra Geral, no sudoeste do município de Araranguá. Toma o nome de um grande despraiado existente no Rio Verde, aí denominado Rio Praia Grande. Não é uma praia comum, mas um imenso lençol de seixos rolados.
Desde 31 de dezembro de 1943 data em que foi criado o distrito de Praia Grande, esta localidade passou à categoria de vila. Possuía em 1946 uns 90 prédios. Está em franco progresso.
Antes desta (1917) data havia talvez uma ou outra casa ladeando o caminho que liga a serra ao litoral.
Pelo ano de 1918, entre outros, habitavam em Praia Grande Idalino Cardoso, os irmãos Camilo João Inácio e Ricardo João Inácio, Abel Esteves, Amândio Cardoso de Lima e Ildefonso Ramos.
Fonte: Livro “Paróquia de Sombrio”, do Pe. Raulino Reitz. No Capítulo XII – Histórico das Capelas, C. Distrito de Praia Grande – 1948.
No ano de 1930, ficou resolvido o problema divisório entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, anexando-se ao território catarinense o trecho da nascente do rio Mampituba, entre o arroio Josafá e a encosta da Serra Geral. Nessa época Santa Catarina, contava com 34 municípios.